terça-feira, junho 19, 2007

Chora teu ventre...

Minha África...
teu olhar negro chora a fome
dos teus filhos...
chora o teu ventre por aqueles que perdes...
Minha África!
quero saudar-te, a ti,
meu povo negro
de imensa história,
quero saudar-te, a ti, meu povo,
de olhos tristes que nessas terras derrama lágrimas
de sabedoria, de cultura, de mistério...
Minha África,
quero saudar-te, a ti, por todo esse amor e glória!

segunda-feira, maio 14, 2007

Estreia da peça "A enferma" encheu o auditório da biblioteca municipal


"O Grupo de Teatro Oficina Fonseca Moreira apresentou esta noite, no auditório da biblioteca municipal, a peça “A Enferma”, na qual participaram os actores Marta Correia, Leonor Costa, Pedro Silva e Fernando Maia. O auditório da BM encheu para assistir a um espectáculo com cerca de uma hora de duração, em que sobressaiu a qualidade do texto e a notável representação de Fernando Maia, que também foi responsável pela encenação, muito bem secundado pelos demais actores, todos felgueirenses.A peça “ A Enferma”, de Diniz de Cayolla Ribeiro, foi uma estreia em Portugal. Trata-se de um texto actual, com uma mensagem muito forte, evidenciando a humanização e a acção social, face ao desespero e às contradições que surgem com uma mulher que anseia pela morte...Além do dia da estreia hoje concretizada, “A Enferma” pode ainda ser vista nos dias 25 de Maio e 2 de Junho às 21h45 também no auditório da Biblioteca Municipal.Esta foi a 15 peça produzida pelo Grupo de Teatro Oficina Fonseca Moreira."
Armindo Mendes
- in jornal Expresso de Felgueiras



segunda-feira, abril 30, 2007

A "Enferma" sobe ao palco...


Após 4 meses de ensaios, o grupo oficina encerra mais uma étapa no velhinho e histórico Teatro Fonseca Moreira. Nas longas noites de inverno onde casacos eram a única fonte de acacimento, e os dedos dos pés gelavam de frio, lá fomos nós, ensaiando, para uma nova estreia: a 12 de Maio de 2007, a Enferma de Dinis Ribeiro sobe ao palco,infelizmente, desta vez não sobe no velho palco do T.F.M, devido à degradação das instalações. Estaremos na biblioteca Municipal durante 3 fins-de-semana para a apresentação de uma peça actual, criticando a sociedade, onde se cria instabilidade no espectador para que seja reflectido os vários problemas apresentados...

segunda-feira, abril 16, 2007

um grito de liberdade

África, o continente que é marcado pela exploração, o sofrimento e escravidão…
Um continente onde a palavra liberdade ainda é uma utopia, onde a fome, a pobreza, a opressão politica e social e o abatimento em cada olhar estão presentes em cada excerto de terra e a esperança ainda é escassa, é preciso dar um grito, um grito de liberdade…

segunda-feira, março 19, 2007

Semana internacional contra o racismo


juntos pela igualdade!

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Mãe Preta


Velha encarquilhada

carapinha branca

gandola de renda

caindo na anca

embalando o berço

do filho do sinhôque

há pouco tempo

a sinhá ganhou

era assim que mãe preta fazia

criava todo branco

com muita alegria

enquanto na senzalaseu

bem apanhava

mãe preta mais uma lágrima

enxugava mãe preta,

mãe preta,mãe preta,

mãe preta

enquanto a chibata

batia em seu amor

mãe preta embalavao filho branco do sinhô


  • Mãe preta
    (Piratini e Caco Velho)

segunda-feira, janeiro 08, 2007

A Alma da Natureza


" A alma da Natureza faz-se conhecer a nós de todas as partes e sob mil formas diversas. O campo fértil, como os desertos abandonados, o mar, como as estrelas, estão submetidos às mesmas leis; o Homem encerra em si próprio sensações, alegrias ocultas, que correspondem ao dia, à noite, à tempestade: é esta aliança secreta do nosso ser com as maravilhas do Universo que dá à poesia a sua verdadeira grandeza... O poeta sabe estabelecer a unidade do mundo físico com o mundo moral; e a sua imaginação forma um laço entre um e outro"
- Madame de Stael, De L'Alemagne
escritora alemã do século XIX