sábado, março 29, 2008

Teatro do Oprimido



Diariamente somos postos frente-a-frente com problemas que nos vão surgindo, utilizamos linguagem verbal e física, utilizamos as mesmas expressões que os actores usam no palco: as vozes, os corpos, os movimentos, as emoções.
Augusto Boal é conhecido em todo o mundo como um actor e director de um teatro radical. Daqueles que vai ao fundo das coisas, que faz experiências, que não tem medo de transformar o estabelecido.
E é conhecido também, principalmente, por ser o criador do chamado Teatro do Oprimido. Surgiu em São Paulo, Brasil, no início dos anos 70. O Teatro do Oprimido é um teatro sem dogmas e realizado por meio de um conjunto de exercícios que ensinam o ser humano a utilizar uma ferramenta que ele já possui e não sabe. Este género teatral oferece aos cidadãos os meios estéticos de analisarem o seu passado, no contexto do presente, para que possam inventar o seu futuro, invés de esperar por ele; ajuda os seres humanos a recuperarem uma linguagem artística que já possuem, e a aprender a viver em sociedade através do jogo teatral, tendo como objectivo activar os cidadãos na tarefa humanística expressa pelo seu próprio nome: teatro do e para o oprimido...No fundo, a poética do Oprimido investe no combate à dupla opressão (individual ou colectiva) exercida no teatro e na sociedade.

Saudações Teatrais,

Marta