quinta-feira, novembro 02, 2006

Grandes nomes da música de um povo

«Cesária Évora (Mindelo, 27 de agosto de 1941) é uma famosa cantora cabo-verdiana, apelidada de a rainha da morna. Também conhecida como "a diva dos pés descalços", por causa de sua tendência a apresentar-se nos palcos com os pés descalços, em solidariedade aos sem-teto e às mulheres e crianças pobres de seu país.
À morna, um gênero musical profundo em sentimentos e descendente do fado português cantado em crioulo cabo-verdiano, ela mistura toques sentimentais com sons acústicos de violão, cavaquinho, violino, acordeão e clarineta. O blues cabo-verdiano de Cesária Évora em geral fala da longa e amarga história de isolamento do país e de comércio de escravos, assim como da emigração - o número de cabo-verdianos morando no exterior é maior do que a população total do país.
A voz afinada de Cesária Évora, acompanhada de instrumentos que dão um toque de melancolia, ressalta o emocional em sua música. Mesmo platéias que não entendem sua língua conseguem perceber emoção em suas apresentações.»

Quem mostra' boEss caminho longe?
Quem mostra' boEss caminho longe?
Ess caminhoPa São Tomé
Sodade sodadeSodade
Dess nha terra Sao Nicolau
Si bô 'screvê' me'M ta 'screvê beSi bô 'squecê me'M ta 'squecê be
Até diaQui bô voltà
Sodade sodadeSodade
Dess nha terra Sao Nicolau
  • sodade de nha terra kin ca conxi...África